Como lidar com doentes idosos

A doença quando chega às famílias sempre chega na hora imprópria, causando sempre surpresa , desconforto e sofrimento.

Quando falo em sofrimento não estou me referindo apenas ao doente mas a família de um modo geral, pois ela alem de ver o sofrimento de um ente querido , terá também que compartilhar , ajudando e cuidando.

Um doente idoso exige da família, incluindo o próprio paciente, muita compreensão do significado desta doença e também muita adaptação que muitas vezes a doença exige, pois existem doenças que limitam e muito, o doente, afastando o do trabalho,e do convívio social.

Aceitar a doença e suas conseqüências é o primeiro passo para se estabelecer uma relação de continuidade com o doente, aceitando o que ele foi e o que será dele no futuro ( no caso de uma doença crônica), e esta relação só se consegue entendo o que é a doença, quais os cuidados com medicação, alimentação e exercício físico que se deve ter.

A partir daí o esforço da família deverá ser o de se reorganizar frente a esta nova situação, a família deverá ter uma conversa e redistribuir tarefas domesticas pelos vários membros da família, deverá recorrer ao apoio de amigos e sempre que houver duvidas conversar com o médico , isso facilitará o convívio .

A redistribuição de tarefas ajuda a não sobrecarregar um único cuidador evitando que a qualidade de atendimento caia, alem de evitar um futuro adoecimento do mesmo.

Conversas sobre medos, angustias e inseguranças devem sempre ser divididas, isso minimiza o sofrimento e aproxima mais a família, envolvendo e comprometendo a todos.

Aceitar a doença, a limitação e a própria morte são experiências UNIVERSAIS a família, que deve ser vista como algo a somar e nunca a dividir.

Ana Lucia M. Klein, é Psicóloga Clinica, Psicopedagoga, com especialização em Psicologia Hospitalar. Atende adolescentes, adultos, faz orientação a pais e acompanha pacientes em Hospitais orientando e apoiando nas angústias e ansiedades despertadas no processo de adoecimento, favorecendo a recuperação da saúde e qualidade de vida.

Consultório: R. Com. Paulo Brancato, 28 VL Mariana.

Tel. 3464 4956 cel. 9979-6785

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: